sábado, 16 de março de 2013

Pequenos Poetas e Filósofos


Caros alunos, o espaço está aberto para vocês. Exercitem o pensamento e se expressem através de cartas, poemas, desenhos, enfim, sigam o exemplo dos colegas abaixo, afinal, para filosofar não precisa ter idade e todos têm algo para refletir. Dúvidas, questionamentos, incertezas, meditações, respostas, sonhos, são um fértil campo para manifestações artísticas. É só tentar!     



       A VIDA

"Nesta vida
Tem que ter uma certa medida
Para não ser dividida
Com sua morte detida"

            Maria Eduarda Bérgamo - 6ºA



"O tempo muda
Nós também.
Tudo muda!
A cada segundo aprendemos coisas novas.
Seguimos o compasso das velas, do tempo.
E não seremos mais os mesmos, nem o tempo.

            Israel Lucena Torress - 8ºD



 A CANÇÃO DA NATUREZA
(Uma releitura do poema "Canção do Exílo", do poeta Romântico Gonçalves Dias)

Minha terra tem Natureza
Onde canta o sabiá.
A natureza que aqui cresce
Não cresce como lá.

Nosso campo tem mais flores,
Nossas florestas têm  mais vida,
Nossas vidas mais orgulhos.

Pensando sozinho, à noite,
Mais orgulho eu encontro lá.
Minha terra tem Natureza
Onde canta o sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte lá.
Sem que desfrute do meu orgulho
Que eu não encontro por aqui.
Sem que ainda veja a Natureza
Onde canta o sabiá.

              Ingrid Cavalcanti - 6ºD



     SEM NOÇÃO

O lápis amarelo tinha fé no amor,
Mas, com seu peito em frenesi
Sentia calor.

Eu, com beribéri, trazia esperança,
Fome e agonia.
E um sorriso em abundância.

O homem queria comer
Mas só havia um pinto.
ele era desmantelado
Usava uma calça e um cinto.

A menina era perfeita.
Tinha tudo que queria.
Suas atitudes ream estreitas
E quem mandava era sua tia.

        Lucas Mendonça e Jonas - 8ªD


          
     MINHA TERRA 

 Minha terra tem mais vida
 Quando estou lá 
 Apesar da violência 
 Gosto de lá desde nascença 

 Apesar de ter crianças 
 Em locais que não devem estar 
 Quero ir pra lá 
 Pra ensinar onde devem ficar 

 Sei que lá não tem justiça 
 Mas quero... Mas quero lutar por ela 
 Para isso tenho que estar lá 
 Não permita Deus 
 Que eu não volte pra lá

 Pois tenho que lutar 
 Por tudo que quero 

               Raiane Lúcia Cruz de Oliveira Torres - 6°D

Um comentário: